26 setembro 2014
Sabe aquela hora que você está ansiosa, agoniada, não sabe o que te falta, afinal, não te falta nada??
Ou você tá esperando o resultado de um exame que pode mudar sua vida, e você para e pensa: o que fiz da minha vida até agora?
Que história tenho para contar???
O que fará os outros lembrarem de mim?
Do que sentirão mais falta??

É aí que você começa a avaliar sua vida, suas ações e o que você quer dela...
Todos querem ser felizes, construir família, ter sua casa e se realizar profissionalmente... e o que mais???
Percebi que me sentia "vazia"... Não tenho grandes preocupações no sentido de casa, emprego... Tenho o Love do meu lado... Ele ainda tá construindo uma carreira, mas isso e uma coisa que vai sendo feita aos poucos... Filhos, ainda tá cedo...
O que mais posso fazer com meus dias???
Vou na academia, faço inglês, encontro com a Mama, revejo as amigas... e o que mais???
FALTA!
Falta conteúdo, falta olhar o social, coletivo, não só individual. Falta levantar uma bandeira, falta meter a mão na massa, falta se doar, falta fazer algo diferente, falta ajudar alguém, falta movimentar pessoas, fazer a diferença...

Conversando com a minha amiga Marcinha (ela já contribuiu aqui e aqui no blog) e me deu umas dicas. Fui atrás... Pesquisando na internet sobre voluntariado e esse meio de responsabilidade social.


Encontrei, depois de uma pesquisa na minha região, esse site dos Voluntários On line criado a partir do Instituto Voluntários em Ação em Florianópolis, com o objetivo de difundir a cultura do voluntariado e ter cada vez mais pessoas fazendo trabalho voluntário em Florianópolis e em Santa Catarina.
Nesse link explica como participar como voluntário, que pode ser presencial ou virtualmente (para quem não tem tanto tempo para deslocamento).

Tem o Padrinho nota 10 também, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo melhorar a divulgação na internet do trabalho de outras instituições sociais, principalmente as ligadas a crianças e adolescentes divulgando uma lista das doações necessárias no momento, sobre como ser voluntário, como fazer doações, etc.

A Aflov, que desenvolve projetos, programas e ações voltados para a área social de Florianópolis em parceria com a Prefeitura, entidades do terceiro setor e empresas privadas atendendo crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, famílias e comunidades carentes do Município de Florianópolis.

Achei bem legal essa ideia do Seove, as pessoas (voluntários) fazem tipo uma atividade diferente, artesanato, passeio na praia, confecção de máscaras juntamente com pessoas de algumas instituições. É uma entidade filantrópica de amparo à velhice e de trabalhos com a comunidade, abriga idosas em prédio bem construído com conforto, segurança , onde recebem carinho, atenção, boa alimentação, roupas de uso pessoal, calçados, acompanhamento médico, remédios e tudo mais que for necessário ao seu bem-estar. Também lhes é proporcionado lazer e entretenimento.

DOAÇÕES
As instituições que trabalham com crianças sempre têm necessidade de leite em pó, alimentos em geral (arroz, feijão), produtos de higiene (fraldas, lenços umedecidos, pasta de dente, papel higiênico) e produtos de limpeza (sabão em pó, desinfetante, detergente).
Roupas devem ser doadas em bom estado, e de preferência limpas e higienizadas. Você pode doar roupas e sapatos de grife, mas o ideal é vende-los e utilizá-los na compra de sapatos e roupas mais simples, que poderão ser adquiridos em maior quantidade.
Material escolar, de atividades com desenho, pintura, colagens... Precisam de material de escritório também.
E dinheiro! Não adianta que ele é necessário, para alguma coisa emergencial que está faltando...



Existem outras formas de ajudar também, uma delas é transmitir amor... Sabe como?
Amor em cartas, que visa resgatar o poder do amor e promover o bem ao próximo escrevendo cartas, fortalecendo a educação e a solidariedade.
Outro exemplo, o apadrinhamento afetivo, mas o que é?

Apadrinhar afetivamente uma criança é permitir que ela passe algum tempo com você, por alguns períodos, um dia da semana ou o final de semana, sem implicar qualquer vínculo jurídico.
O Padrinho ou Madrinha é alguém que queira auxiliar e acompanhar a vida de uma criança ou adolescente que está em um abrigo, e que tem pouca possibilidade de ser adotado.
Cada padrinho ou madrinha terá liberdade de escolher lugares para passear, ocasiões e demais atividades para realizar com o afilhado, participando efetivamente da vida da criança ou adolescente.

O que posso fazer com meu afilhado afetivo?

Veja as atividades que podem ser feitas com seu afilhado afetivo:

Levar para passear;
Acompanhar e ajudar nas tarefas da escola;
Levar ao médico e ao dentista;
Realizar brincadeiras em dias de visita ao abrigo;
Levar (se desejado) o afilhado para passar um dia ou fim de semana em sua residencia.


A família do Love também é envolvida com uma organização não governamental, e eu estou contribuindo também :)
Vem com a gente conhecer ONG Novo Alvorecer, que ajuda crianças com famílias carentes a ter uma parte do dia com uma realidade diferente, acesso a outras atividades, vestimenta, alimentação. Repassando educação, valores para um futuro diferente.
A Associação existe desde 1995, formada por pessoas com disponibilidade e disposição para trabalhar em prol de seus semelhantes.
Atende atualmente cerca de 80 crianças 5 e 12 anos da comunidade Vila Aparecida, na região continental da Grande Florianópolis, com reforço educacional e outras atividades no período do contra turno escolar.
Eles tem até aulas de violino, desde 2011. Oficina de música (violino, flauta violão), Oficina de Artes, Espaço Lúdico, reforço escolar e Inclusão Digital. 
Eles aceitam doações, voluntários e contribuições espontâneas ou autorização de contribuição na conta de luz.
Estão precisando no momento de macarrão, feijão, leite, bolacha, trigo, farinha de mandioca, fermento de pão e auxílio para fazer o pagamento do 13º salário dos funcionários.
Até criei um folder para fazer uma campanha de mantenedores mensais, veja (fiz no Paint):
A Associação fica na Servidão Manoel Ezidoro Araújo, 188 - Coqueiros, Florianópolis / SC,
Telefone: (48) 3240-1713.
Quer ajudar financeiramente?
Banco do Brasil
Agência: 3544-0
Conta: 536805-7
CNPJ: 02.397.926-0001-98.
Me comprometi em ser voluntária nesta instituição e ajudar no que for preciso para que essas crianças continuem a ter uma visão diferente do mundo e suas possibilidades!

Anuncio post

Postagens populares

Ana Ottobeli

Ana Ottobeli
Administradora, Funcionária Pública, artesã, youtuber, mãe e blogueira iniciante com o "Super Sinceras". Crítica, bem-humorada, viajante apaixonada, filha de Deus, manteiga derretida. Mergulho no mar de minhas emoções coloridas :)

O que você está procurando?

Curta nossa página e receba as postagens pelo Facebook

Tecnologia do Blogger.

TAGS

Dicas (524) Economia (379) Faça Você Mesmo (370) Como fazer (298) Decoração (289) DIY (262) artesanato (218) Customização (176) Amor (171) Reciclagem (167) Festa (151) Casa (94) Relacionamento (74) Viagem (53) Receitas (50) Beleza (49) Amigos (43) Comportamento (41) Presentes (38) Look (23) Dieta (19) Cabelo (15) Garimpos (15) Pilates (9) Papo de Márcia (8) Make (7)

Arquivo do blog

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Anuncio lateral

Anuncio lateral 2