Anúncio Responsivo

11 julho 2014
Coisa chata, catinguenta, problema todo inverno, às vezes até no verão... Um fungo chatinho!!!
Acho que o "mais mais" nesse quesito de combate ao mofo é o vinagre branco...
Todos lugares que pesquiso falam: arejar, pegar sol... Mas nem sempre a gente consegue isso e também, tem vezes que mesmo arejando dá!
Após essas primeiras orientações, ganha de lavada o vinagre!
Passar um pano molhado com vinagre dentro de armários, ou em casos mais estremos, deixar um recipiente com vinagre dentro do armário para evaporar e ficar agindo...

Se não for usar o vinagre (no meu caso tento evitar porque o Love não gosta do cheiro e não usa ele nem na salada...
Aí achei essa receitinha do Soluções Domésticas explica como fazer antimofo caseiro, tipo aqueles que vendem no supermercado,que enchem de água depois de terem sugado a umidade do armário.
Materiais:
  • 01 COPO DE IOGURTE PEQUENO COM FURINHO
  • 01 COPO DE IOGURTE GRANDE
  • 02 COLHERES DE CLORETO DE CÁLCIO EM PÓ OU GRANULADO
  • FILTRO DE PAPEL
Passa a passo no site

Essa é uma opção! Mas tem algumas dicas importantes, segundo o Manual Global, para evitar o mofo na casa:
* Não utilize produtos de limpeza como lustra-móveis dentro dos armários. O cheiro dos produtos pode passar para as roupas, além de manchá-las;
* Não misture aromas diferentes dentro dos armários, pois os cheiros, se misturam. Use apenas um aroma;
* Não coloque sabonetes dentro dos armários, pois estes atraem bichinhos e depois de algum tempo ressecam e estragam as roupas;
* Nunca guarde as suas roupas no armário após o uso. Deixe arejar um pouco, pois o suor da roupa usada pode manchar e mofar a peça, como causar odores dentro do armário.
* Para evitar umidade nos armários coloque pedaços de giz (de quadro) dentro do armário ou pouco de cal virgem em um vidro destampado.
* Para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia com vinagre branco puro.
* Para tirar o mofo dos armários utilize pedaços quadrados de madeira de cedro ou bolinhas (só esse tipo de madeira absorve umidade).

Essas dicas me fizeram lembrar desse post que falei do Tu Organizas. Lá tem essa sugestão da bola de cedro (que não consigo entender até agora, co uma bola de madeira puxa o cheiro de mofo (?), mas tudo bem...). Também tema ideia do giz e isopor para isolar o móvel...

No eHow teve a forma mais diferente que achei na pesquisa para combater o mofo!

Eles fizeram, na verdade, uma matéria sobre mofo no porão, mas achei que ela é ótima para muitas asas que existem por aí... Ou porque não tem muita ventilação (poucas janelas), ou porque o dono(a) trabalha o dia todo e não pode deixar nada aberto por segurança, ou porque o local é úmido mesmo... uma série de motivos!

A primeira dica é: eliminar o fungo que o está causando o mofo. Para isso eles sugeriram misturar cerca de "3,5 l de água fresca com uma xícara de alvejante oxigenado. Essa é uma alternativa segura aos alvejantes com cloro e não danificará nem desbotará as superfícies. Embeba uma escova de limpeza com a mistura e comece a escovar as paredes, o chão e outras superfícies. Deixe a solução descansar por 15 minutos antes de enxaguar com água limpa".

O segundo passo é remover o odor. "Distribua diversas embalagens abertas de fermento químico pelo local. O fermento irá absorver o cheiro de bolor do ar sem o uso de produtos químicos pesados. Troque as embalagens abertas por novas a cada 30 dias. Colocar tigelas cheias de vinagre branco ou blocos de carvão também elimina o cheiro de mofo do ambiente. Molhe chãos batidos em porões com vinagre branco não diluído. À medida em que secar, o vinagre irá remover os odores e matar os fungos sobreviventes no chão. Abra todas as portas e janelas do porão, deixando ventiladores ligados por algumas horas. Os ventiladores empurrarão cheiro para fora do ambiente, enquanto as portas e janelas abertas permitirão que ar fresco circule".

E se tem mofo nas roupas, aquele cheiro de guardado... O Manual Global sugeriu alguns pedaços de giz ou saquinhos de cal. Ou ainda, ferver um litro de vinagre e colocar a panela imediatamente dentro do móvel. Deixar a panela destampada e o móvel fechado. Esta panela deve ficar por duas horas no móvel para que o cheiro do vinagre se espalhe. Depois retirar a vasilha e passar um pano molhado com o próprio vinagre, por dentro e por fora do móvel.

Pelo visto o vinagre deve penetrar nas roupas e tirar o cheiro... Se alguém testar e der certo, me avisem, please!!!
Será que a gente vence a guerra contra o mofo com essas ideias???
Tomara que pelo menos uma batalha sim... ;)


Anúncio bloco 3

Postagens populares

Anúncio 336x280

Ana Ottobeli

Ana Ottobeli
Administradora, Funcionária Pública, artesã, youtuber, mãe e blogueira iniciante com o "Super Sinceras". Crítica, bem-humorada, viajante apaixonada, filha de Deus, manteiga derretida. Mergulho no mar de minhas emoções coloridas :)

O que você está procurando?

Anúncio 300x250

Curta nossa página e receba as postagens pelo Facebook

Tecnologia do Blogger.

Anúncio 728x90

TAGS

Dicas (533) Economia (397) Faça Você Mesmo (389) Decoração (302) Como fazer (300) DIY (280) artesanato (223) Customização (178) Amor (172) Reciclagem (168) Festa (153) Casa (101) Relacionamento (74) Viagem (53) Receitas (50) Beleza (49) Amigos (43) Comportamento (41) Presentes (38) Look (23) Dieta (19) Cabelo (15) Garimpos (15) Papo de Márcia (9) Pilates (9) Make (7)

Arquivo do blog

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *